Berlinale 2019: 12 filmes brasileiros selecionados

Data: 1/02/2019

 

Filme: Greta. Foto: Aline Belfort


 

11 longas e 1 curta-metragem, batendo recorde de seleção em quantidade de longas

A indústria cinematográfica se prepara para Berlin: de 7 a 17 de fevereiro, acontece a 69ª Berlinale, um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, que este ano trará a atriz francesa Juliette Binoche como presidente do júri e o drama The Kindness of Strangers, da cineasta dinamarquesa Lone Scherfig, na noite de abertura.

Nos últimos meses, o festival tem divulgado a lista de filmes selecionados para cada uma de suas 11 seções. O cinema brasileiro mais um vez tem destaque na programação, com 12 filmes selecionados, sendo entre eles 8 filmes de produtoras associadas ao programa Cinema do Brasil, distribuídos em 3 diferentes mostras. A quantidade de filmes longas-metragens bate um recorde de seleção em anos recentes.

O destaque brasileiro ficou com a Mostra Panorama, com curadoria da produtora espanhola Paz Lázaro, foram selecionados 45 filmes, de 38 países, incluindo 34 estreias mundiais, entre eles estão 29 longas, 16 documentários e 19 estreias na direção.

O cinema brasileiro aparece na lista com 5 filmes de peso: Greta, de Armando Praça, que conta com Marco Nanini, Denise Weinberg, Démick Lopes e Gretta Sttar no elenco; dois documentários Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar, de Marcelo Gomes e o documentário La Arrancada, de Aldemar Matias, uma coprodução: França, Cuba e Brasil; Breve Historia del Planeta Verde, com direção de Santiago Loza, uma coprodução da produtora brasileira Anavilhana com a Argentina, Alemanha e Espanha; e o filme Divino Amor, que estreou mundialmente no Festival de Sundance e agora será exibido pela primeira vez na Europa.

O filme conta com a direção de Gabriel Mascaro, também uma coprodução desta vez entre a produtora brasileira Desvia com Uruguai, Dinamarca, Chile, Noruega e Suécia.

Outra seção da Berlinale com filmes brasileiros em destaque é a Mostra Forum, que tem como um dos objetivos olhar a história do cinema do ponto de vista do cinema contemporâneo. Entre os filmes brasileiros selecionados estão: Querência, do diretor Helvécio Marins Jr., coproduzido pela produtora brasileira Muiraquitã Filmes com a  Alemanha; Chão,dirigido por Camila Freitas e comercializado pela FiGa Films, e ainda o filme A Rosa Azul de Novalis, de Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro. Na seção Expanded da Forum, está o filme Ensaio, de Tamar Guimarães.

Já a Mostra Generation, que foca em filmes que levam os jovens a sério em suas narrativas e em suas linguagens cinematográficas, selecionou o filme brasileiro Espero tua (re)volta, de Eliza Capai.

A Berlinale também tem espaço para curtas metragens, entre eles, o filme Rise, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, uma coprodução entre Brasil, Canadá e Estados Unidos que está na competição de curtas.

Um dos últimos títulos divulgados foi o filme Marighella, direção de Wagner Moura com Seu Jorge no elenco, a ser apresentado na mostra Competitiva, mas sem fazer parte da competição oficialmente.

Confira abaixo a lista de filmes selecionados:

COMPETIÇÃO (fora da competição)

Marighella, direção Wagner Moura (O2 Filmes)

PANORAMA

Breve historia del planeta verde (Brief Story from the Green Planet),  direção Santiago Souza, coprodução Brasil (Anavilhana), Argentina, Alemanha e Espanha

Divino Amor (Divine Love),  direção Gabriel Mascaro, coprodução Brasil (Desvia), Uruguai, Dinamarca, Chile, Noruega e Suécia

Greta, direção Armando França, produção Carnaval Filmes

Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar (Waiting for the Carnival), direção Marcelo Gomes, produção Carnaval Filmes

La Arrancada (On the Starting Line),  direção Aldemar Matias, produção Formiga de Fogo Filmes

FORUM

Querência (Homing), direção Helvecio Marins Jr, coprodução Brasil (Muiraquitã Filmes) e Alemanha.

Chão (Landless), direção Camila Freitas, produção Trotoar Filmes

A Rosa Azul de Novalis, direção Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro

FORUM EXPANDED

Ensaio (The Rehearsal), direção Tamar Guimarães

GENERATION

Espero tua (re)volta (Your Turn), direção Eliza Capai

SHORTS – Competição

Rise, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca

 

© 2019 Cinema do Brasil
Faça seu LOGIN ou CADASTRE-SE