Cinema do Brasil no Festival de San Sebastián

Data: 22/12/2017


null

De 18 a 26 de setembro acontece o Festival de San Sebastián, na Espanha, e a equipe do Cinema do Brasil estará presente dando suporte às empresas associadas participantes: 3 Moinhos, FM Produções, Igloo Filmes, MDK, Panda Filmes e Persona Non Grata (PNG).

O Festival tem sido um excelente parceiro do Cinema do Brasil, o que tem assegurado, nos últimos anos, presença constante de filmes e projetos selecionados para o “Foro de Coproducción”, para o “Cine en Construcción” e para exibição no próprio Festival.

O “Foro de Coproducción” é uma ótima oportunidade para promover filmes em desenvolvimento, consolidar parcerias e reforçar a cooperação entre a indústria cinematográfica do Brasil e da Espanha. Já o “Cine en Construcción” é uma seção dedicada a filmes em finalização e possibilita a realização e circulação de longas latino-americanos que estejam em fase de pós-produção. Os filmes, rigorosamente selecionados pelo comitê do festival, são apresentados para um grupo de profissionais internacionais, entre eles produtores, distribuidores, exibidores, compradores, financiadores, programadores de festivais e instituições. O objetivo é ajudar na conclusão, distribuição e exibição pública das produções selecionadas.

Seleção oficial

Três filmes de produtoras associadas fazem parte da programação do evento. Na mostra Horizontes Latinos estão: La Tierra Y La Sombra, de César Acevedo, uma coprodução Brasil e Colômbia (Preta Portê Filmes) e Para Minha Amada Morta, de Aly Muritiba (Grafo Audiovisual). O projeto Agontimé, de Larissa Figueiredo (Tu i Tam) está entre os selecionados do “Foro de Coproducción”.

No recente histórico de participações nacionais no Fórum estão: Para Minha Amada Morta (Aly Muritiba, Grafo Audiovisual) em 2012; O Outro Lado da Lua, (André Gervaerd, Kinoosfera) em 2013; e Até o Caminho, (Davi Pretto, Tokyo Filmes) em 2014. No ano passado Para Minha Amada Morta retornou ao festival selecionado para o “Cine en Construcción”.

Evento especial organizado pelo do Cinema do Brasil em parceria com o Industry Club

Representado por André Sturm, presidente do programa, o Cinema do Brasil organiza um almoço para todos os participantes do “Industry Club”, a sessão de mercado do festival. O encontro tem por objetivo aproximar os associados dos profissionais que estarão no mercado, viabilizando o contato direto com distribuidores, agentes de vendas e possíveis parceiros em coproduções. O almoço acontece no dia 22, no Claustro Museo San Telmo. A iniciativa visa reforçar os laços com a indústria internacional, em especial a Europeia.

Apoio à distribuição de filmes e aos agentes de vendas

O festival também será importante para divulgar as principais atividades do Cinema do Brasil, em particular o Prêmio de Apoio à Distribuição, cujas inscrições estão abertas até 25 de outubro e visa a distribuidores internacionais que lançarão filmes brasileiros em salas de cinema no exterior, – e o Apoio aos Agentes de Vendas, que oferece um suporte de até US$ 25,000 pra agentes que representem filmes selecionados para seções oficiais dos Festivais de Berlin, Cannes, Locarno, Veneza e San Sebastián.

Veja aqui as empresas que estão junto ao CdB na edição 2015 do festival.

© 2020 Cinema do Brasil
Faça seu LOGIN ou CADASTRE-SE