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    Agência de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX-BRASIL

    A Apex-Brasil estimula a promoção das exportações de produtos e serviços brasileiros, contribuindo para a internacionalização das empresas brasileiras e atraindo investimentos estrangeiros para o Brasil.

    A Agência organiza amplas ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras ações e projetos especiais.

    Em seu papel formulador estratégico, a Apex-Brasil produz estudos de inteligência comercial e competitiva com o objetivo de orientar as decisões das empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais. A Apex-Brasil apoia, atualmente, mais de 10 mil empresas e 79 setores da economia brasileira, os quais foram responsáveis, em 2009, por 16,82% da pauta exportadora do país.

    A Agência também coordena os esforços de atração de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) para o país, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos, bem como garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. O objetivo é atrair capitais produtivos de empresas estrangeiras que possam incorporar inovações tecnológicas e novos modelos de gestão de negócios e adensar cadeias produtivas, com impacto na geração de empregos e na ampliação do volume e diversificação da pauta exportadora brasileira.

    Ministério das Relações Exteriores – MRE

    Departamento Cultural

    O Departamento Cultural do Itamaraty – Ministério das Relações Exteriores trabalha junto a entidades públicas e privadas do setor audiovisual para fortalecer a presença de filmes e programas televisivos brasileiros no mundo. A promoção do audiovisual no exterior possui dupla natureza: ao mesmo tempo em que se divulga a cultura nacional, facilitam-se contatos com vistas à comercialização dos bens audiovisuais. O Brasil apresenta credenciais para participar desse grande mercado mundial devido à sua expressiva produção cinematográfica e à excelência de sua televisão, em que estão refletidas a expressiva diversidade cultural do País e a competência técnica de seus realizadores.

    Agência Nacional do Cinema – ANCINE

    A Agência Nacional do Cinema é uma agência reguladora que tem como atribuições o fomento, a regulação e a fiscalização do mercado do cinema e do audiovisual no Brasil. É uma autarquia especial, dotada de autonomia administrativa e financeira, vinculada desde 2003 ao Ministério da Cultura; com sede e foro no Distrito Federal, escritório central no Rio de Janeiro e escritório regional em São Paulo.

    A missão institucional da ANCINE é induzir condições isonômicas de competição nas relações dos agentes econômicos da atividade cinematográfica e videofonográfica no Brasil, proporcionando o desenvolvimento de uma indústria forte, competitiva e autossustentável. Encerrado o ciclo de sua implementação e consolidação, a ANCINE enfrenta agora o desafio de aprimorar seus instrumentos regulatórios, atuando em todos os elos da cadeia produtiva do setor, incentivando o investimento privado, para que mais produtos audiovisuais nacionais e independentes sejam vistos por um número cada vez maior de brasileiros.

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