top of page
Assistindo um filme

Quem Somos

cinema do brasilwhite.png

Criado e gerido pelo SIAESP - Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo em 2006, em parceria com a Apex Brasil, o Cinema do Brasil é o Programa de Promoção e Internacionalização do Cinema Nacional.

Atualmente nossos associados são empresas produtoras de filmes, distribuidoras, agentes de vendas e festivais de diferentes locais do Brasil. Nosso objetivo é ampliar a inserção internacional do cinema brasileiro, estimulando a coprodução e a distribuição de filmes em territórios estrangeiros, e ampliando as possibilidades de negócios para a indústria cinematográfica brasileira. As linhas de ação do Cinema do Brasil são concretizadas ao participar e promover encontros de negócios no Brasil e no exterior e firmar parcerias estratégicas.

Carretéis de película

Histórico do Cinema
do Brasil

Em 2006, quando iniciou suas atividades, a presença de filmes brasileiros em festivais internacionais e a participação de profissionais em mercados internacionais era pequena.

Ao longo dos anos, o trabalho do Cinema do Brasil foi incentivar a participação de produtores e distribuidores brasileiros nestes mercados, estimular o networking e promover os filmes brasileiros nos festivais internacionais.

Desta forma, nossos talentos começaram a circular, seus trabalhos foram acompanhados pelos profissionais estrangeiros e nosso cinema passou a ser reconhecido e prestigiado.

O número de coproduções oficiais realizadas era muito pequeno, mas cresceu gradativamente até atingir algo próximo a 30 coproduções oficiais por ano. A presença de filmes brasileiros em festivais internacionais também aumentou fortemente, com filmes selecionados para os maiores festivais - Berlim, Cannes, Locarno, Veneza e San Sebastian no mesmo ano! - além de diversos outros festivais. Consequentemente, as premiações e geração de negócios também aumentaram.

siaesp

Sobre o SIAESP

O Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo, filiado à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP, foi fundado em 1961, e constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria econômica da Indústria Audiovisual, e também categorias similares e conexas.

O Sindicato atua em defesa do setor em diferentes instâncias, mantendo interlocução com os poderes executivo e legislativo.
Compreende estúdios, produtoras de TV, produtoras de conteúdo e de vídeo, laboratórios cinematográficos, empresas de dublagem, de finalização e de locação de equipamentos audiovisuais, produtoras de obras audiovisuais publicitárias e obras audiovisuais em geral (longa, curta e média metragens), e também produtoras de games, todas com base territorial no Estado de São Paulo.

bottom of page